Respiração Coração
- Ana Monteiro
- 19 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
A ansiedade na criança, em idade escolar, tem sido um dos principais motivos de procura de aconselhamento psicológico.
Esta pandemia veio abalar um dos alicerces da estabilidade emocional das crianças, as suas rotinas. Foram obrigadas a se adaptar a diferentes contextos, diferentes formas de contacto social e de aprendizagem. Associada a esta instabilidade somou-se o receio da doença e a vulnerabilidade que intuíram nos adultos e principais cuidadores. Da mesma forma, a ausência do convívio salutar com o grupo de pares deixou também profundas marcas no funcionamento psicológico destas crianças. A dificuldade de prever o futuro e a ausência de uma meta à sua liberdade foi também muito condicionadora. Desta forma, é fácil justificar a crescente sintomatologia ansiosa.
Uma das ferramentas que auxilia as crianças e que habitualmente acham interessante, útil e fácil de incluir na rotina do dia-a-dia é a respiração ‘coração’.
Mas antes é importante perceber o tipo de respiração a praticar neste exercício. Assim peço-lhe que antes de sugerir esta ferramenta possa explicar a respiração diafragmática ao seu filho. Aquilo que se pretende é a respiração abdominal, aquela que implica o movimento do diafragma e que permite uma melhor oxigenação. Uma dica útil: irá sentir e visualizar o movimento da parte abdominal e não da torácica, portanto se colocar uma mãe sobre o tórax e outra sobre o abdómen irá conseguir sentir apenas o movimento do abdómen. Será ainda mais benéfica se, entre a inspiração e a expiração, conseguir suster a respiração. Convido-o ao treino diário desta respiração pois será muito mais fácil colocá-la em prática no momento em que se sentir ansioso ou nervoso.
A técnica respiração ‘coração’ coordena o movimento necessário ao desenho do coração com a inspiração e a expiração. À medida que desenha metade do coração inspira e no desenho da segunda metade expira.
Veja o seguinte vídeo:
Experimente com os seus filhos e partilhe connosco a sua opinião!

Comments